Viva mais Leve com LOWAT!

A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças como: hipertensão, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, entre outras.
Para diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o de índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Quando o resultado do cálculo estiver entre 18,5 e 24,9 o peso é considerado normal.
O índice de massa corpórea é reconhecido pela OMS como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso. Mas atenção: não deve ser o único parâmetro para definir os risco relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol também são muito importantes.
Uma mudança de estilo de vida a longo prazo, incluindo dieta saudável e exercícios físicos em conjunto com suplementos eficazes na gestão de peso, podem apresentar uma intervenção para a obesidade.
A fim de desenvolver um ingrediente de perda de peso eficaz e seguro, foram analisados extratos de mais de quatrocentas plantas medicinais com capacidade de inibir o acúmulo de gordura nas células. Entre as plantas selecionadas, o extrato da folha de Piper betle e o extrato das sementes de Dolichos biflorus mostraram potente eficácia.
Lowat® é derivado das folhas de folhas de Piper betle e sementes de Dolichos biflorus,
ingredientes comumente usados na culinária da Índia e países do Leste asiático.
Lowat® age como coadjuvante na redução da gordura corporal e do IMC. Estudos  mostraram que Lowat® é capaz de aumentar a lipólise (quebra da gordura armazenada) e diminuir a adipogênese (geração ou acúmulo de gordura nos adipócitos), o que ajuda reduzir a formação e o acúmulo de gordura, diminuindo o peso corporal.

Recomendação de uso
900mg, divididos em duas ou três tomadas antes das principais refeições.
 
Aplicações
Redução de gordura corporal e IMC
Prevenção de diabetes tipo II
Manutenção da saúde cardiovascular
Prevenção e coadjuvante no tratamento de síndromes metabólicas
Coadjuvante na redução de peso
Auxilia no tratamento de esteatose hepática
 
Vantagens
Produto padronizado e patenteado
Estudos comprovam sua ação na diminuição do peso corporal e IMC
Aumenta o metabolismo corporal
Diminui os níveis de grelina, o hormônio da fome
100% natural
Comprovadamente seguro
 
Descrição/Biodisponibilidade
Lowat® é um produto seguro e eficaz na perda de peso, derivado de duas plantas tradicionais: folhas de Piper betle e sementes de Dolichos biflorus. Lowat® tem como alvo o tecido adiposo, diminui a formação de adipócitos e o acúmulo de gordura e estimula a queima de gordura.
 
Mecanismo de ação
Aumenta a adiponectina, o hormônio de queima de gordura, o que sugere uma possível diminuição da gordura acumulada.
Diminui adipogênese (geração ou acúmulo de gordura nos adipócitos).
Aumenta a lipólise (quebra de gordura armazenada).
Diminui a concentração do hormônio grelina, hormônio que induz a fome, o que pode ajudar a aumentar a saciedade.
 
Estudos clínicos
Estudo in vitro
Lowat® inibiu a adipogênese (geração ou acúmulo de gordura nos adipócitos) em células pré-tratadas com os extratos das plantas e com Lowat®. A inibição da adipogênese em adipócitos maduros foi melhor quando comparado aos extratos de Piper betle e Dolichos biflorus separadamente. Isso comprova a ação superior do produto padronizado.



Figura 1. Adipócitos foram tratados com pigmento vermelho a fim de mostrar o acúmulo de gordura nas células tratadas com placebo (A) e células tratadas com Lowat® em diferentes concentrações: 10,25 e 50µg/ml (B,C e D respectivamente).
 
Lowat® também aumentou a lipólise (quebra da gordura armazenada) em adipócitos maduros. A atividade lipolítica foi avaliada em adipócitos maduros medindo o glicerol liberado no sobrenadante. Os adipócitos tratados com 10,25 e 50µg/ml de Lowat® exibiram 18,10%, 28,6% e 51,39% de aumento no teor de glicerol em meio de cultura em comparação aos tratados com placebo.
 
Estudo pré-clínico

A eficácia do Lowat® foi primeiro testada em ratos obesos induzidos por gordura. Foi fornecido aos ratos machos adultos uma dieta rica em gordura e, concomitantemente, placebo ou Lowat® diariamente durante 8 semanas. Uma redução de 16% no ganho de peso corporal foi observada com Lowat® comparada ao grupo placebo. Lowat® também aumentou os níveis de adiponectina em 14% em comparação ao placebo.
 
Estudo in vivo
Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, de 8 semanas, 50 indivíduos obesos ingeriram 900mg de Lowat® por dia (300mg 3x/dia) ou placebo. Todos os indivíduos seguiram uma dieta de 2000 calorias por dia e caminharam durante 30 minutos, 5 dias por semana.
Os resultados apontaram que Lowat® reduziu 2,4 vezes mais que o placebo o peso corporal em 8 semanas. Os indivíduos que fizeram o uso de Lowat® perderam em 8 semanas uma média de 4,3Kg, enquanto os indivíduos do grupo placebo perderam apenas 1,8kg. Em apenas duas semanas os participantes que ingeriram Lowat® perderam em média 1,4kg enquanto o grupo placebo perdeu 0,7kg.

Esses resultados também foram obtidos no parâmetro IMC. O grupo que estava tomando Lowat® reduziu significativamente o IMC 2,4 vezes mais quando comparado ao placebo em 8 semanas: 1,66Kg/m² em comparação com 0,71Kg/m². Em apenas 2 semanas os resultados obtidos foram de 0,53Kg/m² comparados a 0,31Kg/m².
 
*p<0,00003 e p<0,00004 respectivamente.
Figura 5. Redução do IMC de indivíduos tratados com Lowat® comparado aos indivíduos tratados com placebo em 2,4 e 8 semanas.
 
Além disso, estudos comprovaram que os indivíduos que tomaram Lowat® tiveram um aumento de 15,4% na concentração de adiponectina no soro quando comparado ao placebo (p<0,05). Esse resultado sugere uma possível redução em estoques de gordura em indivíduos suplementados com Lowat®, tendo em vista que a adiponectina aumenta a queima de gordura.
 
Figura 6. Concentração plasmática de Adiponectina em indivíduos tratados
com Lowat® comparado ao placebo em 8 semanas (*p<0,05)
 
O grupo de Lowat® também apresentou uma redução de 20,85 % nos níveis séricos do hormônio grelina, hormônio que induz a fome, em comparação ao placebo (p<0,05). Também foi possível observar uma redução da glicose e do triglicérides no soro comparado ao placebo.


Localização
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla 16-05
Vila Universitária - CEP 17011-204
Bauru/SP

Responsáveis Técnicas
Luciana M. Maciel Trevizani - CRF 15.062
Pamella B. Watanabe Vilani - CRF 59.751