Tanaceto - O medicamento natural para enxaquecas

Tanaceto vem sendo usado na medicina tradicional desde os primeiro século para tratar condições antiinflamatórias e para prevenir a ocorrência de dores de cabeça ocasionadas pela enxaqueca. Tradicionalmente, Tanacetum Parthenium – Tanaceto é consumida em forma de extrato padronizado ou como chá de suas folhas secas.

O Feverfew possui um ingrediente ativo denominado partenolídeo (parthenolide). As folhas secas de Feverfew, que são utilizadas para criar o chá de Tanacetum Parthenium – Tanaceto contêm componentes conhecidos por sesquiterpenes lactonas. O principal desses componentes é o partenolídeo, ele representa 85% do total de sesquiterpenes lactonas e ele também é considerado o constituinte ativo primário. Indicação ao Tanacetum Parthenium – Tanaceto - Tanacetum Parthenium – Tanaceto é indicado para a prevenção de dores de cabeça; - Tanacetum Parthenium – Tanaceto pode reduzir a severidade de episódios de enxaqueca; - Tanacetum Parthenium – Tanaceto possui atividade antiinflamatória, podendo ajudar em casos de artrite. Estudos com Tanacetum Parthenium – Tanaceto Estudos clínicos e laboratoriais mostram que as folhas de Tanacetum Parthenium – Tanaceto e extratos de Tanacetum Parthenium – Tanaceto apresentam um efeito importante nos processos antiinflamatórios, metabólicos de araquidonato e nas funções plaquetárias. Tanacetum Parthenium – Tanaceto produz uma liberação clara da inibição de histamina e produção de prostaglandinas, o que poderia explicar algumas atividades antiinflamatórias do Tanacetum Parthenium – Tanaceto. Partenolídeo e a substância relacionada sesquiterpenes podem interferir o processo de liberação da serotonina das plaquetas, sugerindo um possível mecanismo pelo qual as funções de Tanacetum Parthenium – Tanaceto inibem a contração celular dos músculos e previne as ocorrências de dores de cabeça, ou enxaquecas. Com o consumo de 80mg de Tanacetum Parthenium – Tanaceto por dia, ¼ experimentaram uma redução no número de ataques de dores de cabeça e uma clara redução da ocorrência de náusea e vômito que comumente acompanham os ataques de enxaqueca.

Contraindicações Tanacetum Parthenium – Tanaceto Não é recomendado o uso de Tanacetum Parthenium – Tanaceto durante a gravidez ou amamentação.

Não é indicado para o uso em crianças abaixo de 2 anos. Pessoas sensíveis a outras plantas da mesma família, como Ragweed e Camomila, devem evitar o uso de Tanacetum Parthenium – Tanaceto. O uso de Tanacetum Parthenium – Tanaceto em longo prazo pode estar associado a efeitos anticoagulantes; Tanacetum Parthenium – Tanaceto não deve ser usado em conjunto a outros agentes anticoagulantes.

Localização
Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla 11-29
Vila Universitária - CEP 17012-191
Bauru/SP

Responsáveis Técnicas
Luciana M. Maciel Trevizani - CRF 15.062
Pamella B. Watanabe Vilani - CRF 59.751